Definição das Imagens na Confecção de Matrizes Serigráficas

definição das imagens na confecção de matrizes serigráficas

Definição das Imagens na Confecção de Matrizes Serigráficas

Quem nunca teve problemas com a definição das imagens na confecção de matrizes serigráficas? E mais, para descobrir o que causou o problema, normalmente gastamos tempo e mais produtos até chegarmos na matriz ideal, afinal, a atenção a cada detalhe na confecção interfere na qualidade daquilo que produzimos.

Na impressão serigráfica a emulsão faz o papel de negativo da imagem, formando um estêncil que define os limites da área a ser impressa (o positivo da imagem). O grau de definição da imagem impressa depende diretamente da qualidade do recorte da camada de emulsão. Mas como obter um recorte perfeito?

Por esse motivo, separamos aqui alguns fatores que influenciam diretamente nesse resultado.

Camada de emulsão insuficiente

Cuide para que a camada de emulsão no lado de fora da tela (lado da impressão) exceda sempre o nível da malha, de forma que nunca fique rente aos fios.

Secagem incorreta

Seque sempre a tela emulsionada na posição horizontal, posicionando para baixo o lado de fora (da impressão).

Difração da luz que atravessa os fios da malha

Você consegue evitar esse fenômeno utilizando tecidos de poliéster amarelo, laranja ou âmbar na composição de sua tela. Utilizando essas cores de tecidos para fazer a fotoincisão você está evitando que a área da emulsão que não pode receber luz, seja atingida pela luz branca. Dessa forma, recortes de pontos  mais finos e detalhados serão muito mais precisos.

Contato insuficiente entre a arte-final e a camada de emulsão

Garanta que esse contato seja pleno e uniforme usando uma mesa a vácuo ou o que mais se aproxime desse efeito.

Fonte de luz inadequada

Dê preferência para fontes de luz pontuais, ou seja, que usem uma única lâmpada, de natureza ultravioleta. Verifique sempre a idade da lâmpada. Lâmpadas mais velhas vão perdendo a capacidade de emissão de luz.

Exposição incorreta

Acerte o tempo de exposição usando um calculador de exposição. Ele simula várias tentativas de tempo de exposição e evita desperdício de produto e dinheiro.

Pressão excessiva de água durante a revelação

Procure molhar bem a tela no início e só aos poucos vá aumentando a força do jato de água. Isso evita que você danifique o recorte da emulsão.

Os pontos listados acima para a melhor definição de imagens em matrizes serigráficas são bem sucintos, para soluções imediatas. Se o seu problema é mais complexo ou não se enquadra em nenhumas das situações aqui apresentadas, contate o departamento técnico da Tegape Química pelo e-mail tegapequimica@tegapequimica.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu